Grupo Escoteiro Kayapó

O Grupo Escoteiro Kayapó, foi fundado originalmente com o nome Grupo Escoteiro Caiapós em 11/12/1977 por jovens entre 17 e 18 anos, oriundos do extinto grupo escoteiro Rio Branco 197 com o objetivo de levar o escotismo e seus benefícios a todas as pessoas.

Em pouco tempo este jovem grupo se destacou entre os grupos da Zona Norte de São Paulo, sendo durante muitos anos referência na aplicação do método escoteiro nesta região.

Membros Fundadores 1977: Arnaldo Ulrich Zuercher Filho, Claudio Della Posta, Desiderio Júnior, Antonio Augusto de Souza, Armando, Júlio , Décio

Mesmo sendo um Grupo Escoteiro com poucos recursos financeiros, sempre encontrou riqueza nos valores humanos que integraram esta família, a riqueza de ideias e inovações estavam presentes desde seu lenço até suas canções.

Com base nesta força o Grupo colheu os frutos deste trabalho tendo os primeiros Lis de Ouro (grau máximo de formação dos jovens de 11 a 15 anos) e Insígnia da Madeira (grau máximo de formação de adultos voluntários) do Distrito ZN em sua época.

Foi um dos criadores do Distrito ZN e outras várias ações que marcaram época, com destaque para o Acampamento realizado em 1981, chamado “Operação Brownsea”.Na década de 80 o Grupo integrou várias campanhas publicitárias, com destaque para a Campanha do Caixa Eletrônico do Banco Itaú edição 570 da revista ISTOÉ (29/04/87) e do jornal O Estado de São Paulo (28/04/87) e os comerciais na TV em 1987 dos Forros Eucatex, Natal da Mesbla e Catchup Arisco, estes dois últimos com destaque para o Lenço do Caiapós. Em 1995, após estudos foi modificado a grafia do nome de Caiapós para Kayapó, bem como o índio que representava a tribo Guarani para o índio da tribo Kayapó.

Em seus 28 anos de vida o Grupo Escoteiro Kayapó sempre buscou integrar atividades junto a sociedade de seu entorno nos bairros da Vila Albertina, Tremembé, Horto e Pedra Branca.

Atividades próprias, como; Auxilio as atividades da Comunidade da Igreja São Marcos – Pedra Branca, Comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil e Torneio de RPG – Horto Florestal.

E atividades junto a outras instituições; Desfiles de 7 de Setembro – Bairro do Tremembé (Lions Clube Tremembé), Feiras da Saúde (Lions Clube Tremembé), Brincandando (Rotary Clube Tremembé), Plantarte (CECAP Centro de Cultura Artístico Popular), Show de 450 anos de São Paulo (Defesa Civil & TV Globo), Campanhas do Agasalho (Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo), MC dia Feliz (MC Donalds), Dia “D” Multirão de Combate a Dengue 2002 (Defesa Civil SP).

Em 2006, por conta do afastamento de alguns de seus chefes devido a necessidades profissionais, compromissos com estudos e outras demandas sociais, o Grupo Escoteiro Kayapó tomou a dura decisão de encerrar suas atividades.

Durantes estes 10 anos seguidos ao encerramento de suas atividades, o que parecia ser cinzas, logo se revelou como brasas aguardando um leve sopro para que essa linda chama volte a brilhar. Em 2016 estas chamas estão ganhando força e sendo alimentadas por antigos escoteiros do Kayapó, voltando a iluminar o Bairro do Tremembé e imediações.